EUA entram em shutdown após impasse no Congresso sobre orçamento

EUA entram em shutdown após impasse no Congresso sobre orçamento


Pela primeira vez em quase sete anos, os Estados Unidos enfrentam um novo shutdown, com a paralisação de serviços federais após o Congresso e a Casa Branca não chegarem a um acordo sobre o orçamento. A proposta republicana de prorrogar o financiamento por sete semanas foi rejeitada pelos democratas no Senado, que exigem a renovação imediata de subsídios de saúde e a reversão de cortes no Medicaid. Com 55 votos a favor e 45 contra, a medida não alcançou os 60 votos necessários para aprovação.

Com o impasse, as agências federais devem dispensar funcionários considerados não essenciais, enquanto apenas aqueles ligados à proteção de vidas e propriedades continuarão trabalhando, mas sem receber salários até o fim da paralisação. A estimativa é de que até 750 mil servidores possam ser afastados diariamente.

De acordo com a AF, a Casa Branca determinou a execução de planos para um “encerramento ordenado”, enquanto democratas e republicanos trocam acusações sobre a responsabilidade pela crise. O presidente Donald Trump culpou a oposição e chegou a ameaçar cortes de postos de trabalho, enquanto os democratas acusam os republicanos de se recusarem a negociar. O cenário remete ao último shutdown vivido pelo país, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, durante o governo Trump, que também teve origem em disputas políticas no Congresso.

Medvedev ironiza a fala de Trump sobre submarinos nucleares

Ex-presidente russo chamou de “thriller” a declaração de Donald Trump, que afirmou ter deslocado submarinos nucleares para a costa russa. O líder dos EUA exaltou o arsenal norte-americano e disse que o país vive uma “guerra interna” ligada à imigração

Notícias ao Minuto | 07:10 – 01/10/2025



Fonte: Notícias ao Minuto

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Disqus ( )