Você sabe o que é educação antirracista? Para a semana do DIA DAS CRIANÇAS, criamos um MANUAL COM HISTÓRIAS E ATIVIDADES para educarmos nossas crianças para serem antirracistas. E, claro, isso se dá através da EDUCAÇÃO. É a série “Por uma educação antirracista”.

Se você é branco, negro, indígena ou amarelo, ESTE PAPO É COM VOCÊ 😉 Porque além de educar as crianças que os rodeiam, você também vai entender por que a educação antirracista É BOA PARA TODO MUNDO, com a ajuda de educadores e especialistas.

A cada episódio, uma família recebeu em casa um livro feito especialmente para a série com uma história lúdica e uma atividade pedagógica antirracistas. Serão 5 episódios ao longa desta semana especial, sempre às 18h, aqui no Youtube, e às 13h, na TV.

Neste 3º EPISÓDIO, vamos falar sobre RACISMO RELIGIOSO. Quais distinções sobre tradição e religião? Vamos falar sobre laicidade do Estado de direito e garantias da constituição de 1988, com a presenta de Samara Felippo e as filhas Lara (8 anos) e Alicia (12 anos); o Facilitador Pedagógico Flávio Santos; e o Especialista Ailton Krenak.

ATIVIDADE: Convidamos a família Felippo a plantar algumas sementes de plantas de tradição do Brasil. Arruda, Alfazema, Manjericão e Guiné são algumas das plantas que atravessam o imaginário do povo brasileiro, promovendo uma reconexão com tradições africanas e indígenas. Além de banhos, chás e defumações, algumas dessas ervas compõem o universo da farmacêutica natural e também o universo alopático.

Que tal repetir em casa?

Esta atividade vem sendo praticada por estudantes em Belo Horizonte, onde a partir da memória familiar, são escolhidas mudas e sementes cultivadas ao longo do ano. Plantas que se conectam com a cultura do território dos estudantes, que ao longo do processo aprendem sua história e simbolismos, para além de todos os conteúdos orientados pelas bases de ensino.

O objetivo é apresentar um ponto de vista integrado entre natureza e humanidade. Valores ancestrais, respeito à natureza, ciência e tecnologia, são parte dos conhecimentos que perpassam essa atividade desenvolvida pelo facilitador Flávio Santos.

Ainda no âmbito das tradições, faz-se um paralelo entre o estudo das ervas na aula de biologia e a relação delas com o rito e cosmogonia das culturas africanas e indígenas.

Inscreva-se no canal GNT: http://bit.ly/canalGNT
Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: http://bit.ly/GloboplayCanaisGNT
Site: https://gnt.globo.com/
Facebook: https://www.facebook.com/gnt
Instagram: https://instagram.com/gnt/
Twitter: https://twitter.com/canalgnt
Pinterest: https://www.pinterest.com/canalgnt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *