1 de 4 Comunidades eram os principais atrativos do Orkut — Foto: Reprodução

Comunidades eram os principais atrativos do Orkut — Foto: Reprodução

O possível retorno do Orkut animou os usuários da rede nesta quarta-feira (27). Desenvolvida pelo engenheiro de software Orkut Buyukkokten, enquanto ele trabalhava para o Google, a rede social foi uma febre entre os brasileiros nos anos 2000.

A rede social foi desativada pelo Google em setembro de 2014, mas pode voltar em breve, segundo uma mensagem deixada por Buyukkokten no site.

Orkut de volta? Fundador reativa site e diz que está construindo algo novo

Orkut de volta? Fundador reativa site e diz que está construindo algo novo

No auge de sua popularidade, o serviço contava com mais de 300 milhões de usuários, diz próprio criador do site.

"Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!", publicou o programador turco.

Os usuários não poderão recuperar suas fotos antigas no Orkut. Essa opção era oferecida pelo Google, antigo proprietário da rede social, mas foi desativada há alguns anos.

O g1 listou algumas das características que fizeram a rede social ganhar popularidade:

Comunidades

As comunidades eram fóruns de discussão parecidos com os grupos do Facebook. Algumas das comunidades tinham apenas uma boa piada de duplo sentido, enquanto outras movimentavam milhões de usuários.

2 de 4 'Eu Odeio Acordar Cedo' uma das comunidades mais famosas da rede social — Foto: Reprodução

'Eu Odeio Acordar Cedo' uma das comunidades mais famosas da rede social — Foto: Reprodução

Algumas das mais famosas entre os brasileiros eram:

No Brasil, elas também ganharam importância ao reunir em um único espaço links de download de conteúdo pirateado. Vale lembrar que, na época, não era fácil encontrar músicas e filmes em plataformas de streaming, por exemplo.

Depoimentos

Os perfis do Orkut tinha um espaço reservado para que amigos escrevessem homenagens aos usuários. Pedir e deixar depoimentos se tornou um hábito bastante comum entre os usuários na rede social e a posição de primeiro lugar na lista era até mesmo disputada.

Para vários usuários, estar na primeira posição nos depoimentos significava ser um amigo mais querido ou especial.

Recados (scraps)

Uma ferramenta parecida com os depoimentos, os recados (scraps) permitiam deixar mensagens em um mural dos usuários. Ao contrário das mensagens privadas, esse espaço tinha foco em textos curtos e mais rápidos.

Era possível deixar os scraps públicos ou privados, para que só os donos dos perfis visualizassem ou deixá-los públicos. Com o tempo, os recados viraram motivo de brincadeiras como a mensagem "Só add com scrap", por exemplo.

Correntes

Os scraps também eram usados para divulgar correntes. Esse tipo de mensagem viral não foi inventada pela rede social, mas ganhou um espaço ainda maior no Orkut. Na rede social, as mensagens que pediam para ser repassadas iam desde mensagens fofas até contos de terror e algumas notícias falsas.

Algumas das lorotas mais famosas eram: "o Orkut vai ser pago a não ser que você repasse essa mensagem", o boato de que a seleção brasileira perdeu de propósito a Copa do Mundo de 1998 e o suposto apelo de uma garota que faleceu em um acidente e precisava de compartilhamentos para encontrar a paz.

Em alguns casos, esse tipo de corrente também era usado por hackers para espalharem vírus na rede. A frase "as fotos da nossa festa ficaram ótimas", por exemplo, virou até mesmo um meme por ser muito usada nas tentativas de golpe.

Atributos

3 de 4 Perfil no Orkut — Foto: Arte g1

Perfil no Orkut — Foto: Arte g1

Antes das curtidas chegarem como forma de mensurar a popularidade de uma postagem ou usuário, o Orkut já contava com um sistema de atributos para os usuários.

Um perfil podia ser apontado como sexy, confiável e legal. E essas informações ficavam representadas na página de cada pessoa por meio de desenhos de coração, carinhas felizes e cubos de gelo.

Cada um desses atributos tinha uma porcentagem e era baseado em votação anônima feita pelas conexões dos usuários. Também existia um indicador de fã, que era representado no perfil da rede social por uma estrela.

Clube exclusivo

Uma das características que fizeram o Orkut atrair as pessoas era sua aura de exclusividade. Quando foi lançada, em janeiro de 2004, a rede social só aceitava convidados.

O programador turco lembra que criou o serviço como um projeto experimental, para se conectar com seus amigos e conhecer pessoas novas.

4 de 4 Orkut Buyukkokten, o criador da rede social — Foto: Arquivo pessoal

Orkut Buyukkokten, o criador da rede social — Foto: Arquivo pessoal

Funcionava assim, ao criar um perfil no Orkut, o usuário ganhava uma quantidade limitada de convites para compartilhar com os amigos.

O que, por algum tempo, gerou nas pessoas uma certa ansiedade de fazer parte da rede social – e fez com que muita gente até vendesse convites.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.