1 de 2 Paddy Cosgrove, cofundador do Web Summit, falou do crescimento das start ups na América Latina. — Foto: Reprodução

Paddy Cosgrove, cofundador do Web Summit, falou do crescimento das start ups na América Latina. — Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro vai receber a edição do Web Summit – maior conferência de tecnologia do mundo. O evento em terras cariocas será realizado entre os dias 1 e 4 de maio de de 2023 no Riocentro, Zona Oeste da cidade.

O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (3) durante uma entrevista coletiva on line que reuniu o cofundador do Web Summit, Paddy Cosgrove, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente do Senac – principal patrocinador do evento -, Antonio Florencio.

"Enxergamos a América Latina como o local de maior crescimento de start ups no mundo e o Brasil lidera esse movimento. A realização desse evento vai consolidar o desenvolvimento tecnológico que já ocorre no Rio. A cidade já recebeu alguns dos maiores eventos do mundo – especialmente na área de esportes, como os Jogos Olímpicos. Temos certeza que essa experiência vai ajudar. Achamos que esta é a hora certa para ir ao Brasil", afirmou Cosgrove.

Paes falou sobre os benefícios que a realização do Web Summit pode trazer à cidade.

2 de 2 Eduardo Paes e Antonio Florencio durante anúncio oficial do Web Summit no Rio. — Foto: Reprodução

Eduardo Paes e Antonio Florencio durante anúncio oficial do Web Summit no Rio. — Foto: Reprodução

"Queremos que o Rio se transforme no 'hub' de tecnologia da América Latina. É uma grande oportunidade para trazer companhias e negócios para o Rio de Janeiro".

A princípio, o contrato firmado entre a Prefeitura do Rio e o Web Summit prevê a realização de três edições do evento em território carioca. Esse prazo, no entanto, pode ser renovado.

Segundo o prefeito, o evento vai reforçar a implantação do uso de novas tecnologias – como criptomoedas e blockchains – na rotina da cidade.

"Criptomoedas são uma inovação, um novo ambiente. E isso é parte do caminho que já tomamos. A prefeitura já anunciou que vai aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas no ano que vem".

Cosgrove afirmou que a inclusão digital será parte fundamental da edição carioca do Web Summit.

"As tecnologias diminuem as distâncias e ajudam a incluir as pessoas. Essa é uma das principais preocupações do Web Summit".

Paes afirmou que o município não colocará dinheiro na realização do evento – o investimento será feito pelo Senac.

Tradicionalmente realizado em Lisboa, Portugal, o Web Summit se transformou no maior evento de tecnologia do mundo.

Esta será a primeira edição do Web Summit realizado fora da Europa.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.