Prazo para declarar vai até 31 de maio — Foto: Arte g1

O contribuinte que tomou empréstimo consignado no ano passado precisa ter atenção para saber se precisa fazer ou não a declaração do Imposto de Renda. O prazo neste ano vai até 31 de maio.

O empréstimo consignado tem as parcelas descontadas na folha de pagamento ou na folha do benefício do tomador do empréstimo.

A declaração do empréstimo consignado segue basicamente o mesmo caminho da declaração feita para outros tipos de empréstimos, lembra Carlos Eduardo Orsolon , da área tributária do Demarest Advogados.

O valor deve ser informado na ficha "Dívidas e Ônus Reais", sempre se atentando aos códigos disponibilizados pela Receita Federal.

Por que algumas pessoas recebem restituição e outras têm que pagar depois da declaração

Por que algumas pessoas recebem restituição e outras têm que pagar depois da declaração’

No campo "Discriminação", o contribuinte deverá informar que se trata de um empréstimo consignado.

No campo "Situação em 31/12/2020", deixe zero se a dívida for gerada em 2021. No campo "Situação em 31/12/2021", informe o saldo devedor na data. Já no campo "Valor pago em 2021" informe o total pago durante o período de janeiro a dezembro do ano passado.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.