1 de 3 Sundar Pichai, CEO da Alphabet, durante o Google I/O 2022 — Foto: Reprodução/Google

Sundar Pichai, CEO da Alphabet, durante o Google I/O 2022 — Foto: Reprodução/Google

A conferência Google I/O está sendo realizada nesta quarta-feira (11) na Califórnia. Na primeira edição do evento com presença de público na pandemia, a empresa fez anúncios sobre serviços como Tradutor, Maps e Assistente.

Google Tradutor

O aplicativo de traduções do Google ganhou suporte para mais 24 idiomas, totalizando 133 disponíveis ao todo. De acordo com a empresa, mais de 300 milhões de pessoas falam as línguas que ficaram disponíveis na ferramenta.

Na lista, há idiomas indígenas da América do Sul, como o guarani que, segundo o Google, é falado por mais de sete milhões de pessoas no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Brasil.

O Google afirma que, para aumentar o suporte do Tradutor, trabalhou com falantes, professores e linguistas especializados nos idiomas recém-adicionados.

2 de 3 Sundar Pichai apresenta novos recursos do Google Tradutor em evento da marca — Foto: Reprodução/Google

Sundar Pichai apresenta novos recursos do Google Tradutor em evento da marca — Foto: Reprodução/Google

Google Maps

O serviço de mapas ganhou um recurso chamado Immersive View, que oferece uma nova experiência ao explorar cidades em 3D. Com a funcionalidade, é possível saber, por exemplo, como é uma cidade de dia ou à noite. O recurso também permite ter uma visão de dentro de comércios locais, como restaurantes.

O Immersive View será liberado ainda este ano no Android e no iOS em pontos-chave de cinco cidades: Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio. Segundo o Google, o recurso chegará para outras cidades em breve.

Google Search

O Google anunciou uma atualização no Multisearch, um recurso lançado em abril que permite buscar fotos com um texto de complemento.

Agora, a funcionalidade também poderá ser usada para pesquisar informações no local do usuário. Os usuários poderão tirar foto de uma comida, por exemplo, e perguntar ao Google se há restaurantes por perto em que ela é vendida.

O recurso será liberado este ano para buscas em inglês e ganhará novos idiomas em uma segunda etapa.

Outra novidade na busca é o Scene Exploration, um recurso que consegue apresentar informações sobre vários objetos que aparecem em uma imagem. Segundo o Google, a opção pode ajudar a encontrar mais rapidamente um produto no mercado ou um remédio na farmácia, por exemplo.

Google Assistente

O Google trabalha para permitir conversas mais naturais e dispensar a necessidade de dizer "OK, Google" para ativar seu assistente. Uma das mudanças fará com que o serviço entre em ação quando os usuários olharem para a câmera do dispositivo.

3 de 3 Google Assistente pode ser ativado quando usuários olham para a câmera do dispositivo — Foto: Reprodução/Google

Google Assistente pode ser ativado quando usuários olham para a câmera do dispositivo — Foto: Reprodução/Google

Esse recurso será liberado esta semana para versões em inglês do Nest Hub Max e para o Android, e começará a ser liberada no iOS em inglês ainda este mês. O Google não indicou quando o recurso será disponibilizado para outros países.

Outra novidade que dispensa o "OK, Google" para comandos de voz comuns como definir alarme ou perguntar sobre a previsão do tempo. O recurso já está disponível no Pixel 6 e será liberado primeiro para alguns usuários do Nest Hub Max.

A empresa também afirmou que, no início de 2023, o Google Assistente vai entender melhor quando usuários fazem pausas ou corrigem algo dito em um comando de voz.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.