1 de 1 Famílias com baixa renda têm optado por carnês de lojas como poder de compra. — Foto: Unsplash

Famílias com baixa renda têm optado por carnês de lojas como poder de compra. — Foto: Unsplash

Com o orçamento cada vez mais apertado, muitas famílias de baixa renda têm recorrido aos carnês de lojas para fazer suas compras.

Entre os brasileiros com algum tipo de dívida, 18,2% relataram que estavam pagando algum carnê em abril , segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para saber como pagar os carnês atrasados e evitar cair na inadimplência, o g1 conversou com o Serasa e com CNC.

Perdi a data de pagamento. O que devo fazer?

Cada loja possui uma maneira de lidar com esse tipo de situação, por isso o consumidor deve entrar em contato com o local para verificar quais condições de pagamento serão oferecidas.

Ao negociar, verifique as formas de pagamento disponíveis. Veja se é possível conseguir um desconto caso seja efetuado o pagamento no valor total.

Qual a média do valor dos juros? Por quanto tempo é cobrado?

Os juros e possíveis multas variam de acordo com o credor. É importante questionar de quanto serão os juros em caso de parcelamento do débito.

O que pode acontecer com quem não paga o carnê?

Além da possibilidade de juros e multas no pagamento atrasado, o consumidor pode sofrer outras penalidades previstas no contrato, como bloqueio do cartão da loja, por exemplo.

Caso o pagamento continue em aberto, o devedor pode ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, ocorrendo então a negativação do nome.

Confira abaixo como checar gratuitamente se está com nome sujo.

Para as consultas por site ou aplicativos, é necessário um cadastro prévio.

Serasa

Boa Vista SCPC

SPC Brasil

Vejas dicas de como fazer o seu planejamento financeiro

Além de dificultar diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira, a inadimplência também afeta o score de crédito do consumidor.

É por meio do score que empresas e instituições concedem algum produto ou serviço financeiro para pessoas.

Para evitar que as dívidas atrapalhem sua vida financeira é importante ficar de olho do orçamento. Veja dicas de como se organizar:

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.