1 de 2 Logo do Facebook. — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Logo do Facebook. — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

O Facebook desativou nesta terça-feira (31) quatro recursos que usavam a localização em tempo real de seus usuários. Com a atualização, a rede social descontinua os serviços para encontrar amigos nas imediações, alertas de clima, histórico de localização e localização em segundo plano.

Quem fazia uso desse tipo de ferramenta, recebeu uma notificação informando da mudança nos últimos dias.

De acordo com a Meta, a dona do Facebook, os usuários podem acessar e baixar o histórico de localização até o dia 1 de agosto de 2022.

LEIA TAMBÉM:

Após esse prazo, as informações compartilhadas serão excluídas pela rede social e não estarão mais acessíveis.

Para baixar esses dados, é preciso acessar o menu de configurações da rede social, clicar em “Suas informações no Facebook” e, em seguida, “Acesse suas informações”.

2 de 2 O histórico de localização está disponível no menu "Acessar suas informações" — Foto: Reprodução

O histórico de localização está disponível no menu "Acessar suas informações" — Foto: Reprodução

Por que o aplicativo rastreia as pessoas?

Isso não significa que o Facebook vai deixar de mapear a localização de seus usuários. A rede social continuará usando geolocalização para em outras experiências.

A empresa afirma que esse tipo de informação "ajuda a manter contas seguras, proporcionar uma experiência mais personalizada e mostrar anúncios mais relevantes".

Um exemplo do uso desse recurso é a ferramenta Marketplace, que mostra anúncios de vendedores que estão localizados perto do usuário.

Quem não vê vantagem em compartilhar onde está com o aplicativo pode desativar essa função nas opções dos sistemas operacionais iOS e Android. Os passos são os seguintes:

Como desativar a permissão para localização no iOS

Como desativar a permissão para rastreio de localização no Android

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.