O Carrefour Brasil concluiu a aquisição anunciada em 2021 do Grupo BIG, por R$ 7 bilhões, anunciou o grupo nesta terça-feira (7).

A compra do Grupo BIG junto à Advent International e Walmart vai permitir ao Carrefour "se consolidar como líder indiscutível do setor", com fatia de mercado maior que o dobro do maior concorrente "e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazendo parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil", segundo comunicado da empresa.

LEIA TAMBÉM:

1 de 1 Supermercado da rede BIG (ex-Walmart) em São Paulo — Foto: Divulgação/BIG

Supermercado da rede BIG (ex-Walmart) em São Paulo — Foto: Divulgação/BIG

"A aquisição foi feita 70% em efetivo e 30% em novas ações do Carrefour Brasil", especifica o grupo, que, após a operação, detém 67,7% de sua subsidiária brasileira, contra 71,6% anteriormente.

Abílio Diniz, milionário brasileiro e segundo maior acionista do Carrefour, detém 7,2% da subsidiária, enquanto os ex-proprietários do Grupo BIG – Advent International e Walmart – mantêm 5,6% por meio de filiais, acrescenta.

O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, que será nomeado presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil em julho, estimou que a operação foi um "movimento estratégico" para "todo o grupo".

Com esta operação, no Brasil o grupo "tem mais de um quarto do mercado nacional, está presente em todos os estados do país e está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente", acrescentou em coletiva de imprensa por telefone.

O grupo, que terá mais de 1.000 lojas, vai empregar 150.000 pessoas no Brasil, "o que o torna o primeiro empregador privado do país", disse.

A assembleia geral extraordinária marcada para julho em São Paulo também deve nomear Abílio Diniz como vice-presidente do conselho de administração da subsidiária.

A operação foi anunciada em 2021, meses após o fracasso da fusão do Carrefour com o grupo canadense Couche-Tard, devido à rejeição do governo francês em período pré-eleitoral.

O Carrefour Brasil atua "agora com um novo segmento de mercado com o formato Sam's Club, por meio de um contrato de licença com o Walmart", destaca o Carrefour. A operação "cria um grupo que possui mais de 1.000 lojas no país, representando quase 25% do mercado de distribuição de alimentos no Brasil", segundo o grupo.

Em 2021, o Carrefour, presente em quase 40 países, obteve um lucro líquido de mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão ao câmbio atual).

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.