1 de 2 'Spotify Pie' cria gráfico com suas músicas mais escutadas — Foto: Reprodução

'Spotify Pie' cria gráfico com suas músicas mais escutadas — Foto: Reprodução

Quem navega pelas redes sociais nos últimos dias pode ter se deparado com imagens de gráficos de pizza, com os artistas e gêneros mais populares de seus contatos.

As postagens foram criadas por uma ferramenta chamada de "Spotify Pie", que analisa o perfil e cria uma imagem com as músicas, artistas e playlists mais usadas.

Ao contrário da retrospectiva anual da empresa de streaming, a "pizza do Spotify" não é um recurso oficial. Ele foi desenvolvido pelo estudante Darren Huang e postado na rede social para programadores GitHub.

Existem outras plataformas que fazem gráficos e listas de favoritos semelhantes, como o LastFM e o Spotify Charts. O que é importante lembrar nesses casos é que, ao usar essas ferramentas, os usuários concordam em compartilhar seus dados com terceiros.

Isto dito, não é possível saber o que essa empresa vai fazer com os dados obtidos do Spotify de quem realizou a vinculação com o perfil depois que a moda passar – e, por isso, a recomendação é desvincular o perfil após o uso (saiba como).

2 de 2 Spotify apresentou falha nesta terça-feira (16) — Foto: Christian Hartmann/Reuters

Spotify apresentou falha nesta terça-feira (16) — Foto: Christian Hartmann/Reuters

Entre as permissões que "Spotify Pie" pede, por exemplo, estão acesso ao conteúdo e dispositivos que nos quais os usuários têm o aplicativo instalado. Confira o passo a passo para gerar o gráfico:

Como usar o 'Spotify Pie'

Depois de criar o gráfico, é possível ocultar ou adicionar categorias na imagem, antes de compartilhá-la nas redes sociais.

Leia também:

Como tirar 'Spotify Pie' da sua conta

Depois de descobrir quais são seus gêneros e artistas favoritos, é possível retirar a permissão do "Spotify Pie" para o site deixar de acessar seus dados pessoais. Para isso, é preciso acessar as configurações do Spotify ao abrir este link ou ao clicar na sua foto de perfil no aplicativo e selecionar "Conta".

Em seguida, siga os passos abaixo:

  • Faça o login na sua conta, se necessário;
  • Clique em "Aplicativos" – no celular, a opção aparece ao clicar na seta para baixo ao lado de "Visão Geral da Conta;
  • Clique em "Remover acesso" no item "spotifyapp2" (aproveite para verificar se você usa os outros aplicativos conectados à sua conta).
  • Newsletter G1 Created with Sketch.

    O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

    As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

    Obrigado!

    Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.