1 de 1 Etiqueta comestível pode ser colocada no copo sem oferecer riscos se eventualmente forem engolidas — Foto: Purdue University/John Underwood

Etiqueta comestível pode ser colocada no copo sem oferecer riscos se eventualmente forem engolidas — Foto: Purdue University/John Underwood

Uma etiqueta comestível com um código que pode ser lido pelo celular para identificar se bebidas alcoólicas e remédios são verdadeiros ou não. Esta é a invenção de um grupo de engenheiros biomédicos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Os pesquisadores afirmam que colocaram a etiqueta em garrafas de uísque de diversas marcas e faixas de preços. Durante 10 meses de teste, eles puderam escanear o código em um aplicativo de celular que aponta a autenticidade da bebida.

O experimento foi feito primeiro com uísque porque a bebida tem alto teor alcoólico, mas a etiqueta também funciona com medicamentos líquidos que contêm álcool, dizem os pesquisadores.

"Itens falsificados, como medicamentos e álcool, são grandes problemas em todo o mundo", disse o Young Kim, engenheiro biomédico da Universidade de Purdue, nos EUA, e um dos líderes da pesquisa.

"Queremos trabalhar com empresas farmacêuticas e produtores de álcool para ajudá-los a resolver esse problema", afirmou Kim.

Com a solução, empresas podem colocar o código em embalagens de bebidas e remédios para ajudar consumidores a saberem que o produto é verdadeiro.

Como a etiqueta é comestível, ela também pode ser colocada dentro do copo sem oferecer riscos se eventualmente forem engolidas. Os pesquisadores dizem ainda que, durante o experimento, ela não afetou o sabor do uísque.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.