O marketing conversacional é uma poderosa estratégia de comunicação, com o objetivo de construir um diálogo humanizado entre a empresa e seus clientes.

Essa conversa personalizada busca entender as necessidades e os interesses dos consumidores, auxiliando-os no processo de decisão de compra no seu e-commerce.

O marketing conversacional é uma estratégia de comunicação que visa a construir um diálogo humanizado entre a empresa e seus clientes.

A partir da aplicação do marketing conversacional, a empresa cria um canal de comunicação interativo entre organização e consumidores, otimizando o atendimento e alavancando as vendas.

Continue na leitura para entender como aplicar o marketing conversacional na sua empresa.

Marketing conversacional e a experiência do cliente

Estamos na Era da Experiência do Cliente, fato que aumentou a expectativa em relação às marcas. Atualmente, os consumidores esperam respostas rápidas para problemas e desejos.

Em um cenário no qual o cliente pode conhecer concorrentes em poucos cliques, é essencial que as empresas criem relacionamentos mais duradouros, em que o consumidor se sinta valorizado e seja bem atendido.

A soma desses fatores auxilia o e-commerce na construção de um relacionamento duradouro com o cliente, tornando a experiência mais positiva e completa.

Isso ajuda a marca a ter vida longa na memória do cliente, aumentando de forma significativa as chances de conversão.

No momento atual, os consumidores querem se sentir conectados ao negócio antes de comprar seus produtos ou serviços. Com isso, a personalização da experiência do cliente tornou-se fundamental.

Essa aproximação precisa ser construída de forma interativa e ágil, com foco em melhorar a experiência do consumidor. Nesse sentido, o marketing conversacional se torna ainda mais útil. Com ele, clientes podem realizar cadastros e compras na forma de uma conversa.

Nesse contexto, o marketing conversacional, com o auxílio de chatbots, agrega benefícios para a experiência do cliente como:

Além disso, com o auxílio da inteligência artificial, é possível estabelecer uma comunicação fluida, em tempo real, e que colete as informações dos clientes de forma interativa e ágil.

Benefícios do marketing conversacional

Se aplicado corretamente, o marketing conversacional otimiza a experiência do cliente e agrega outras melhorias que são verdadeiras vantagens competitivas para o e-commerce.

Um dos principais benefícios ao construir um diálogo com os consumidores é remover possíveis objeções, solucionar dúvidas e explicar os benefícios do produto e serviço.

Além disso, é possível acelerar a jornada de compra com o auxílio dessa estratégia. Com o uso de chatbots, os clientes são atendidos em diferentes canais de forma instantânea, em qualquer dia ou horário.

Os bots também podem identificar seu o cliente é novo ou já realizou contatos anteriores, personalizando o atendimento para diferentes públicos.

Uma estratégia de marketing convencional, quando aliada ao uso de chatbots, é capaz de reduzir a espera dos possíveis clientes, o que diminui a demanda de atendimento não apenas no momento da compra, mas também no pós-venda.

Outro benefício é aproximar o cliente da marca, fortalecendo o relacionamento e fornecendo mais credibilidade em relação aos temas tratados. Todos esses pontos contribuem para a fidelização dos clientes ao e-commerce.

Aplique o Marketing Conversacional no seu e-commerceSe você considera que o marketing conversacional pode ser útil para sua empresa, é importante conhecer bem o seu público-alvo, considerando quais canais seus clientes mais utilizam, quais são as maiores solicitações, quais as principais dúvidas sobre produtos ou serviços, entre outros aspectos como idade e escolaridade.

Essas informações contribuem para elaborar um planejamento detalhado sobre a estratégia de marketing conversacional, que contemple a voz da marca, em quais canais seu e-commerce estará presente e como ocorrerá essa interação.

Além disso, é importante avaliar a necessidade de um chatbot com inteligência artificial para automatizar processos e otimizar os resultados de atendimento.

Com isso em mente, aplique sua estratégia de marketing conversacional e avalie continuamente as métricas relevantes para seu e-commerce, como clientes atendidos, conversões realizadas a partir da interação, entre outras.

Esse acompanhamento é fundamental para assegurar a eficiência da sua estratégia, calibrando o que não sair como planejado inicialmente e otimizando o que proporcionar bons resultados.

Como toda boa estratégia de marketing, o acompanhamento e análise de dados é fundamental para o sucesso e melhoria contínua do marketing conversacional na sua empresa.

Leia também: Conversational Commerce: potencializando os canais de venda e atendimento ao cliente

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br