A transformação digital traz inúmeras oportunidades ao mercado de varejo, e o conceito omnichannel é fundamental para impulsionar o negócio dentro dessa nova realidade. Mas qual a sua importância? Quais os impactos para o e-commerce? Como utilizar ao seu favor para garantir o sucesso do seu negócio?

Discutida em diversos eventos, como a NRF – maior feira mundial voltada ao varejo – e o Vtex Day – maior evento de varejo, negócios e inovação digital da América Latina -, a omnicalidade oferece jornadas sem fricção e ressalta o quanto isso é benéfico para que a marca não perca vendas.

A transformação digital traz oportunidades ao mercado, e o conceito omnichannel é fundamental para impulsionar negócios na nova realidade.

Antes de tudo, entenda o que é omnichannel

Definindo rapidamente, omnichannel é a interligação de diferentes canais online e offline durante uma jornada de compra. Como assim? O cliente pode escolher uma camiseta em um aplicativo, experimentar a peça na loja física e optar pela entrega do produto em um determinado endereço, por exemplo.

Essa estratégia proporciona aos consumidores um atendimento integrado e eficiente em todos os canais de venda que eles pretenderem utilizar para concluir uma compra. Isso inclui a loja física, o e-commerce, as vendas por telefone e, em alguns casos, as televendas e até as visitas de vendedores.

Conheça os benefícios

São inúmeros os benefícios que uma estratégia bem pensada de omnichannel podem trazer para o e-commerce. Aqui, facilmente, podemos ressaltar pontos como a melhora na experiência do cliente, aumento do número de vendas, maior adesão a programas de fidelidade, agilidade na jornada de compra e decisão.

Como implementar essa estratégia em um e-commerce?

A combinação de investimento em tecnologia, planejamento e conhecimento do público é essencial para a implementação de uma boa estratégia omnichannel. Para começar, conhecer o seu cliente e entender as demandas que partem dele é primordial para tomar as ações mais adequadas.

Podemos destacar pontos já citados anteriormente, como é o caso da experiência do cliente. Trabalhar o que é digital e físico de formas distintas é coisa do passado. Ambos precisam ser trabalhados como uma única experiência, um completando o outro de maneira integrada. As lojas físicas viram centro de distribuições de produtos para entregas imediatas, bem como capacitam profissionais para atenderem clientes também em canais digitais. É a evolução do que já conhecemos.

Para isso, é preciso otimizar o seu controle de estoque para preparar com eficiência e agilidade a entrega de produtos em canais diferentes daqueles em que a venda foi feita. Contar com parcerias de segurança, para garantir a prevenção à fraude e o monitoramento de ameaças, e logística, para entregas, é crucial para que os colaboradores possam focar apenas nos seus consumidores.

Para atrair mais olhares, apresentar campanhas de marketing que demonstrem como a marca está presente onde e como o consumidor quiser, facilitando a jornada de compra, é importantíssimo. Bem como ter um bom CRM para juntar dados de satisfação do cliente, ajudando a identificar pontos mais problemáticos de jornada, pedidos e logística que possam ser resolvidos para melhorar ainda mais a experiência do seu público. Por fim, acompanhar as tendências e padronizar a linguagem entre os canais também são passos indispensáveis para o sucesso.

Leia também: Como transformar de vez o seu e-commerce em omnichannel

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br