Quase todos os mineradores de bitcoin em escala industrial no Texas, nos Estados Unidos, desligaram suas máquinas, enquanto as empresas se preparam para uma onda de calor que deve levar a rede elétrica do estado perto de um ponto de ruptura.

Mineradores como Riot Blockchain Inc., Argo Blockchain Plc e Core Scientific Inc., que operam milhões de computadores com uso intensivo de energia para proteger a rede blockchain do bitcoin e ganhar recompensas, afluíram para o estado graças aos seus baixos custos de energia e regulamentos liberais sobre mineração de criptomoedas.

O Texas se tornou um dos maiores centros de mineração de criptomoedas por poder computacional do mundo.

“Existem mais de 1.000 megawatts de carga de mineração de bitcoin que responderam ao pedido de conservação da ERCOT desligando suas máquinas para economizar energia para a rede", disse Lee Bratcher, presidente da Texas Blockchain Association, à Bloomberg em uma resposta por e-mail. “

Isso representa quase toda a carga de mineração de bitcoin em escala industrial no Texas e permite que mais de 1% da capacidade total da rede seja empurrada de volta para a rede para uso comercial e de varejo.”

Bitcoin: Saiba o que é e como funciona a mais popular das criptomoedas

Bitcoin: Saiba o que é e como funciona a mais popular das criptomoedas

O recorde de pico de todos os tempos para o uso de energia foi estabelecido na sexta-feira (8), com 78.206 megawatts, quebrando o pico anterior não oficial de 77.460 megawatts que ocorreu em 5 de julho, de acordo com dados do operador de energia do estado, Electric Reliability Council of Texas. O operador estadual tem trabalhado com mineradores de bitcoin, que são obrigados a desligar suas máquinas de mineração quando o estado enfrenta escassez de energia.

Embora o Texas provavelmente enfrente mais escassez de energia no futuro, a ERCOT espera que os mineradores de criptomoedas aumentem a demanda de eletricidade em até seis gigawatts até meados de 2023, mais do que suficiente para abastecer todas as casas em Houston.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.