1 de 3 Esta é a 13ª edição do levantamento nacional, que foi feito pela última vez em 2010. — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Esta é a 13ª edição do levantamento nacional, que foi feito pela última vez em 2010. — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.
Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.
Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços — sendo 75 milhões de domicílios — nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.
Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos
Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.
Coleta de dados do censo 2022 começa nesta segunda (1º) em todo o Brasil
- IBGE lança novo concurso com 15 mil vagas para recenseador
- Coleta de dados: o que faz um recenseador?
- VEJA AQUI o questionário básico
- VEJA AQUI o questionário completo
Como identificar o recenseador ou recenseadora?
Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).
É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.
3 de 3 Saiba como identificar o recenseador ou recenseadora — Foto: Divulgação/IBGE
Saiba como identificar o recenseador ou recenseadora — Foto: Divulgação/IBGE
Newsletter G1 Created with Sketch.
O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita. Inscreva-se e receba a newsletter
Obrigado!
Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.