1 de 3 Esta é a 13ª edição do levantamento nacional, que foi feito pela última vez em 2010. — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Esta é a 13ª edição do levantamento nacional, que foi feito pela última vez em 2010. — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.

Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços — sendo 75 milhões de domicílios — nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos

Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Coleta de dados do censo 2022 começa nesta segunda (1º) em todo o Brasil

Coleta de dados do censo 2022 começa nesta segunda (1º) em todo o Brasil

Como identificar o recenseador ou recenseadora?

Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

3 de 3 Saiba como identificar o recenseador ou recenseadora — Foto: Divulgação/IBGE

Saiba como identificar o recenseador ou recenseadora — Foto: Divulgação/IBGE

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.