O ano dos cometas em 2024 teve dois protagonistas disputando o título de mais brilhante do século. C/2023 A3 foi um deles, mas só chegou à liderança de mais brilhante da década. Já o C/2024 S1 não conseguiu resistir à passagem próxima do Sol e acabou morrendo sem atingir uma luminosidade significativa.
O cometa C/2023 A3 continua ativo, embora cada vez mais distante da Terra em uma jornada para longe do Sistema Solar, sem retorno. Ele ainda é visível à noite, especialmente no Hemisfério Norte, onde aparece mais alto após o pôr do Sol.
O “finado” cometa C/2024 S1, era membro da família de cometas rasantes Kreutz, conhecidos pelas impressionantes caudas luminosas que ganham depois de passarem pelo ponto mais próximo do Sol – o que não foi o caso desta vez.
Esta edição do Olhar Espacial é dedicada a esses dois cometas, que estamparam os noticiários especializados nos últimos meses. O programa conta com a participação do astrônomo amador Cristóvão Jacques, sócio fundador do Observatório SONEAR-Wykrota-CEAMIG, na cidade de Caeté, Minas Gerais, e dono do canal AstroNEOS, no YouTube.
A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.
Participe com perguntas e sugestões nos comentários!
Siga o Olhar Digital nas redes sociais!
Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉
Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital