Finalmente, os resultados das primeiras análises do material coletado do asteroide Bennu chegaram. Em 2023, a missão OSIRIS-REx trouxe à Terra amostras que revelaram minerais inexistentes em nosso planeta, incluindo um tipo de fosfato de magnésio nunca visto antes.

As análises detalharam a textura única das rochas, descrevendo-as como “onduladas” e ásperas. Importante mencionar que, ao serem coletadas diretamente do asteroide, essas amostras não sofreram alterações pela atmosfera terrestre, o que garante a pureza e o valor científico delas.

Além disso, foram identificados elementos essenciais para a vida, como glicina, um aminoácido simples, e outros minerais que contêm água. Isso reforça impressões como, além de ter sido parte de um asteroide maior, em algum momento, Bennu pode ter passado por eventos aquáticos antes de se soltar e iniciar um caminho solo pelo espaço.

Tudo indica descobertas fantásticas que ainda devem surgir.

E não teria como ser diferente. Para tratar da importância desses dados e do que mais pode ser encontrado, esta edição do Programa Olhar Espacial recebe um convidado especializado no tema: Gabriel Gonçalves.

Com graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, ele estudou Astrobiologia e Meteorítica, atuando principalmente no estudo da interação entre microrganismos e meteoritos no doutorado na Universidade de São Paulo.

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉