Este é um tema muito importante e que sempre deve ser colocado à mesa quando o assunto são as observações astronômicas: a poluição luminosa. Esse tipo de poluição ocorre quando há excesso de luz artificial, afetando ecossistemas inteiros, prejudicando nossa saúde e até mesmo impedindo que vejamos as estrelas e todos os demais astros e formações no céu.

A poluição luminosa não só tira a beleza do que buscamos ver no espaço, mas também altera comportamentos naturais de pássaros, insetos e outros animais, impactando negativamente a biodiversidade das áreas urbanas e proximidades.

Desde 2012, o Brasil segue a norma NBR 5101, que regula a Iluminação Viária e, recentemente, essa norma foi atualizada pela quarta vez, incluindo um novo capítulo dedicado exclusivamente à poluição luminosa.

Para nos aprofundar neste tema, Marcelo Zurita vai receber daqui a pouco Silvia Maria Carneiro de Campos, arquiteta urbanista e especialista em iluminação. Silvia é representante da Dark Sky Association no Brasil e atual Presidente da Comissão de Poluição Luminosa da União Brasileira de Astronomia.

Com uma vasta experiência em iluminação desde 2008, ela nos trará valiosas informações sobre as mudanças na norma e como isso pode ajudar a preservar nosso ambiente e saúde.

O Olhar Espacial começa já, já, às 21 horas. O apresentador do programa e colunista do Olhar Digital News Marcelo Zurita é presidente da Associação Paraibana de Astronomia, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil!

A transmissão do Olhar Espacial acontece pelos canais oficiais do Olhar Digital no YouTube, Facebook, Instagram, no X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok – além das páginas do olhardigital.com.br. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *