Nesta edição do programa Olhar Espacial, o famoso cometa Halley, que já passou pelo Brasil há algumas décadas, entra em cena. Como pano de fundo, a chuva de meteoros Eta Aquáridas, que acontece quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos do cometa.

Cada pequeno fragmento do Halley, ao atravessar a atmosfera do nosso planeta, gera o que chamamos de estrela cadente, que causa a chuva de meteoros que vamos ver.

O convidado é Sanddro Lib, presidente da União Brasileira de Astronomia e criador do Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos, que envolve o cometa Halley.

Ele é formado em ciência da computação e física, com especialização em astronomia, e doutorando com pesquisa voltada para educação para astronomia.

E mesmo que a próxima passagem do famoso cometa seja só em 2061, Sanddro já está se preparando para isso.

Ele conta detalhes do projeto e a intenção de criar cápsulas do tempo com alunos de escolas de todo o Brasil para serem abertas quando o Halley der as caras novamente. Sanddro também traz informações sobre a história da União Brasileira de Astronomia e os próximos projetos da entidade.

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *