Nesta edição do Olhar Espacial, vamos explorar um dos fenômenos mais intrigantes do universo: Eta Carinae.

Esta estrela gigante e fascinante está localizada a 7.500 anos-luz da Terra e brilha intensamente na constelação da Quilha, sendo visível apenas no Hemisfério Sul.

Com um raio de até 135 milhões de quilômetros, Eta Carinae é impressionante. Mas o que realmente a destaca é a variação extrema de brilho que possui. Descoberta em 1677 por Edmond Halley, a estrela passou por uma erupção em 1843 e teve o brilho aumentado para o nível de Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno. Desde então, o brilho dela tem mudado dramaticamente ao longo dos anos.

Mais precisamente, Eta Carinae não é uma única estrela, e sim um sistema estelar composto por duas estrelas envoltas pela Nebulosa do Homunculus. A menor delas tem uma temperatura de 30.000°C, enquanto a maior, com 15.000°C, é duas vezes mais brilhante.

Grande parte do que sabemos sobre Eta Carinae é graças ao renomado astrofísico brasileiro Augusto Damineli Neto. Ele foi um dos primeiros a sugerir que a estrela era uma variável. Em 1997, essa teoria foi confirmada, exatamente como Damineli havia previsto.

Vamos mais a fundo nesses trabalhos incríveis do astrofísico brasileiro no Programa Olhar Espacial. Augusto Damineli Neto, que também é autor de mais de 90 artigos científicos e membro de importantes comitês internacionais, participando ativamente do projeto do Telescópio Gigante de Magalhães, em construção no Chile.

A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.

Participe com perguntas e sugestões nos comentários!

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!

Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *